sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolas

Este ano lectivo, o Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa do 3º Ciclo participou novamente, à semelhança do ano lectivo transacto, no Concurso Nacional de Leitura, destinado aos alunos do Secundário e do 3º Ciclo de escolaridade. Esta actividade, contemplada no Plano Anual de Actividades do Departamento de Língua Portuguesa, tem como objectivo principal fomentar o gosto pela leitura e pelo livro.

O Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, visa promover a leitura nas escolas. O Concurso decorre em três fases diferentes: a 1ª - Fase Escolas - realizadas nas escolas; a 2ª - Fase Distrital - realizada nas Bibliotecas Municipais; e a 3ª - Fase Nacional - realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.


Para levar a efeito este concurso, o Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa do 3º Ciclo elaborou um regulamento específico para a selecção dos três alunos ao nível da Escola. Assim, os alunos concorrentes tiveram de escolher algumas obras contempladas nesse regulamento (O Cavaleiro da Dinamarca e Histórias da Terra e do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen; A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, de Mário de Carvalho; O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado), conforme o ano de escolaridade em que se encontravam, a saber: 7º ano, uma obra; 8º ano, duas; 9º ano, três. Posteriormente, realizaram, na Biblioteca Escolar, uma prova escrita sobre as obras escolhidas, a partir da qual as professoras do 3º ciclo seleccionaram os alunos vencedores, de acordo com os resultados obtidos.


Participaram no concurso 14 alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade, tendo sido apuradas três alunas para a Fase Distrital: Inês Domingos, 8º C; Ana Filipa Ricardo, 9º A; Andreia Margarida Nogueira, 9º B.


Todos os participantes não vencedores irão receber um certificado de participação; os vencedores receberão um diploma e um prémio.

O Departamento de Língua Portuguesa e o Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa do 3º Ciclo congratulam-se com o interesse e empenho de todos os alunos, pois mostraram que o livro e a leitura ainda são importantes. Só nos resta desejar Boa Sorte às alunas apuradas para a Fase Distrital, que já são vencedoras por representarem a nossa Escola num evento desta natureza.

Sem comentários: